Motorola apresenta prova de conceito de ‘smartphone’ rolável
A Motorola é pioneira na indústria móvel, permanecendo na vanguarda da inovação - desde a primeira chamada feita por meio de um telefone celular há 50 anos até smartphones dobráveis e o desenvolvimento da tecnologia 5G. Continuar inovando ao longo do tempo faz parte do DNA da marca. Por isso, a empresa criou o 312 Labs, um grupo interno de inovação, pesquisa, design e engenharia de produtos da Motorola de todo o mundo.
O 312 Labs explora vários espaços tecnológicos emergentes, incluindo a iniciativa de reimaginar designs de dispositivos para resolver problemas dos consumidores e facilitar novas experiências. Esse novo conceito baseia-se nas inovações mecânicas, dispositivos dobráveis e projetos de design dinâmicos.
O feedback do usuário é um componente valioso e essencial do desenvolvimento de produtos, especialmente quando se trata de desenvolver inovações revolucionárias. Um bom exemplo disso é a Prova de Conceito do rolável (rollable), um dispositivo que possui um display que se expande para oferecer mais tamanho de tela quando o usuário precisa e se retrai para caber de forma cômoda nos bolsos.
Ao desenvolver esses tipos de inovação, a pesquisa com usuários ajuda a:
- criar empatia com os usuários finais para compreender o que está por trás de suas ações e comportamento;
- obter uma perspectiva externa e totalmente imparcial;
- enriquecer os projetos em andamento identificando melhorias úteis;
- compreender os pontos críticos não atendidos para criar novas oportunidades.
Tipos de pesquisa, para estar sempre perto do consumidor
Existem três tipos de pesquisa de usuários que geralmente orientam o processo de inovação da Motorola. Abaixo, a empresa compartilha como a equipe de pesquisa de produto descobriu ideias dos consumidores para melhorar a prova de conceito do rollable.
1) Investigação: as inovações podem ser explorações gerais, avanços tecnológicos ou girar em torno da solução de uma necessidade do usuário. A pesquisa generativa ajuda a descobrir essas necessidades, explorando seu comportamento, os ambientes e os pontos problemáticos. A Motorola procura entender como a tecnologia funciona – e como não funciona para seus usuários – para criar soluções significativas para esses desafios.
Quando os consumidores foram solicitados a monitorar o uso de seus dispositivos e, especificamente, seus pontos problemáticos ao longo do tempo, por meio de diários on-line, os dados convergiram. A conclusão é que, embora os usuários gostem de telas grandes para atividades imersivas, como assistir a vídeos, eles desejam telas menores para portabilidade e interações fáceis.
Com base no sucesso do motorola razr 40, o grupo de inovação 312 Labs da Motorola procurou evoluir na categoria de dispositivos expansíveis e reimaginar maneiras novas e úteis de permitir que os usuários tenham uma tela grande e pequena ao mesmo tempo. Especificamente, a empresa buscou:
- Melhorar a experiência de ampliação,
- Aumentar o espaço útil da tela quando está retraída.
As necessidades identificadas por meio de métodos de pesquisa generativos levaram à fase seguinte do processo de desenvolvimento, a exploração de conceitos.
2) Investigação conceitual e interativa: na fase de exploração do conceito, procura-se por uma ampla gama de opções que possam atender às necessidades não do usuário. A pesquisa é, então, usada para identificar quais conceitos são mais atraentes. Para o desenvolvimento do rollable, a Motorola conduziu diversas sessões de idealização multidisciplinares para mapear oportunidades de forma e experiência do usuário.
As sessões de brainstorming são uma ferramenta útil porque:
- Libertam as equipes das restrições diárias.
- Permitem que as equipes pensem aberta e livremente.
- Incentivam a colaboração, mesmo após o término da sessão.
- Apresentam diferentes perspectivas.
- Aumentam o comprometimento.
- Identificam muitas ideias, que podem ser mescladas e refinadas para criar uma solução ideal.
“Essas sessões nos ajudaram a gerar nossos conceitos. A equipe de designers industriais da Motorola criou um conceito único no qual uma tela se desdobra da caixa para se tornar um dispositivo maior, também conhecido como telefone enrolável. Em seguida, realizamos sessões de pesquisa personalizadas para conhecer a percepção da proposta pelos usuários e saber o que deve ser alterado ou melhorado para torná-la mais atrativa. O que é mais importante é que queríamos ouvir a opinião de pessoas que não faziam parte da equipe, nem mesmo da Motorola, para entender completamente as expectativas de um dispositivo rolável para um usuário final real”, comentam os executivos do 312 Labs, grupo de inovação da Motorola.
Durante essas sessões, a empresa pergunta sobre tudo, desde sensação de manuseio, tamanho, espessura, expectativas da bateria, posicionamento de botões e câmeras e variações de design, até ofertas de experiência do usuário exclusivas. Todas essas informações são repassadas à equipe de produto para garantir o equilíbrio entre o interesse do usuário, a viabilidade técnica e o design à medida que os conceitos progridem. “Após cada sessão interativa de pesquisa de usuários, sabíamos que estávamos nos aproximando de um design ideal e impactante que envolveria e impressionaria nossos usuários”, afirmam os executivos.
3) Pesquisa sobre uso ao longo do tempo: após meses de estreita colaboração com equipes de pesquisa, design, hardware e software, investigações técnicas, projeto e modelagem de arquitetura, prototipagem, fornecimento de componentes e execução, finalmente a prova de conceito do rollable físico é alcançada, e a empresa decidiu colocar o aparelho nas mãos de terceiros. Eles começaram primeiro com funcionários internos da Motorola, que usaram o dispositivo por alguns dias para coletar feedback para melhorias adicionais, como criar um case personalizado para aquele design exclusivo e melhorar a confiabilidade do toque da tela.
Em seguida, foi a hora de os usuários reais testarem a prova de conceito rolável por uma semana como telefone principal, no primeiro programa externo com hardware não lançado. Os usuários o consideravam um dispositivo inovador e revolucionário e não percebiam quanto sentiam falta de interagir com uma tela menor. A ampliação com uma mão foi satisfatória e os tamanhos de tela 2 em 1 eram familiares, úteis e divertidos.
“O feedback dos testes externos têm sido inestimáveis, tanto sobre o que é bom quanto sobre o que pode ser melhorado, e esperamos ter mais oportunidades para colocar nossos produtos nas mãos dos usuários no início do processo de desenvolvimento”, comentam os executivos.
Neste link (link), a Motorola compartilhou as reações de usuários reais ao ver pela primeira vez a prova de conceito do rolável.
A prova de conceito rollable foi anunciada publicamente pela primeira vez no Tech World 2022, revelada no MWC 2023 e mostrada a vários operadores, clientes e mídia, gerando grande expectativa em todos os públicos.
“O sucesso do anúncio rolável é a prova de que nosso processo de colaboração com os usuários para desenvolver novas inovações está funcionando e estamos trazendo algo significativo para o mercado. Continuaremos a trabalhar com os usuários em cada etapa do caminho”, conclui o 312 Labs.
Avisos legais
MOTOROLA, o logotipo estilizado M, Moto e a família MOTO de marcas são marcas registradas da Motorola Trademark Holdings, LLC. ThinkShield é uma marca de Lenovo. GOOGLE e Android são marcas registradas de Google LLC. Snapdragon é uma marca ou marca registrada de Qualcomm Incorporated. Snapdragon é um produto de Qualcomm Technologies, Inc. e/ou suas subsidiárias. Todas as outras marcas são propriedade de seus respectivos titulares. © 2023 Motorola Mobility LLC. Todos os direitos reservados.
Comentários
Postar um comentário