92 anos: muito mais do que uma marca

 

A Motorola decidiu comemorar hoje o seu aniversário de 92 anos de uma forma diferente: publicando um depoimento de um dos maiores fãs da marca em todo o mundo em seu site oficial. Confira a íntegra e participe das comemorações de mais um ano de vida da empresa:


HelloMoto, pessoal! Sou Felipe, provavelmente o maior fã da Motorola no mundo e o maior colecionador de tecnologia da companhia. Estou muito emocionado por escrever para o site oficial em um dia tão especial: 92º aniversário da Motorola!

 

Eu poderia continuar listando as incríveis realizações que a Moto alcançou desde 1928. Nós, consumidores e fãs fiéis, conhecemos muitas delas, como o lançamento do primeiro telefone celular, rádio e transmissões de vídeo que tornaram possível o pouso na Lua, walkie-talkies, liderança no desenvolvimento da indústria de TV, 4G, 5G e muitos mais!

 

A verdade é que o mundo não seria o mesmo sem os produtos e inovações introduzidos pela Motorola ao longo dos anos. E não consigo imaginar meu mundo sem a Moto. Sou fã desde os 11 anos de idade. Em 2006, já vibrava com os telefones RAZR, ROKR e PEBL, e, principalmente, com a ousadia das campanhas de marketing da Motorola. Na época, minhas habilidades em inglês eram limitadas, já que sou do Uruguai, um país de língua espanhola, mas fui capaz de desenvolver minhas habilidades em um segundo idioma lendo relatórios financeiros, análises e artigos sobre os próximos lançamentos de telefone celular.

 

Além de ler blogs de tecnologia e notícias sobre a empresa,  quando tinha 13 anos, eu também costumava enviar cartas escritas à mão dizendo à Motorola que um dia adoraria trabalhar lá, projetando telefones ou nas campanhas de marketing. Significou o mundo para mim quando recebi uma resposta.

 

Então comecei a colecionar aparelhos da Motorola. Na época, isso o que mais importava na vida! Com o passar dos anos, construí meu próprio museu da Motorola em casa, desmontando e remontando (mas principalmente quebrando) os telefones. Eu até descobri como hackear o RAZR original para aumentar seu tamanho de armazenamento interno. Aos 13 anos, me sentia muito corajoso e inteligente por fazer isso.

 

Com o tempo, e com o surgimento das mídias sociais, comecei a conversar com outros fãs ao redor do mundo que eram tão apaixonados quanto eu e queriam aprender mais sobre a empresa e seus produtos. Então eu criei um site e fan pages, e depois de algum tempo, comecei a receber muitas visualizações, incluindo grandes caras do mundo de tecnologia. Isso até me permitiu entrevistar Martin Cooper, que liderou a equipe que desenvolveu o primeiro telefone celular em 1973, o DynaTAC.

 

Nunca parei de desenhar telefones da Motorola e pensar em conceitos legais para campanhas de marketing, - no meu tempo livre, muitas vezes, isso é tudo que eu conseguia pensar em fazer. O que não tinha percebido com tudo isso é que, por meio dessa obsessão pela Motorola, eu estava desenvolvendo minhas próprias paixões e abrindo caminho para meu próprio futuro. Passei a me interessar por marketing e comunicação, e essa foi a área que eu cursei na faculdade. Criei um site e comunidades sociais devido essa paixão pela Motorola. E agora, mídia social, marketing e design são as áreas em que trabalho.

 

Os valores fundamentais da Motorola de confiabilidade, inclusão e nunca desistir de encontrar maneiras de ser inovador foram transmitidos para mim e também me ajudaram nas lutas pessoais. Durante muitos momentos difíceis, o Moto foi uma forma de escapar do mundo real, ao mesmo tempo que me ajudou a me tornar a pessoa que sou hoje. A Motorola - quer eles soubessem ou não - me permitiu usar a tecnologia e perseguir minhas paixões de uma forma que eu nunca imaginei ser possível.

 

Para mim, a Motorola é mais do que apenas uma marca. Na verdade, é uma parte da minha vida e devo muito a isso. Tenho certeza de que minha história não é única e acho que o vínculo que a marca pode fazer com um consumidor ou fã vai além de mim. Na verdade, eu conheci vários fãs de diferentes países e origens que são tão apaixonados quanto eu, respiram a marca tanto quanto eu e podem nomear a história da Motorola de cor com a maior precisão possível. É realmente notável o impacto que uma marca com valores iguais aos seus pode ter em sua vida e no mundo ao seu redor.

 

Por 92 anos, a Motorola superou muitos desafios e liderou a indústria em termos de inovação, design de produto e marketing. Mas também desenvolveu uma magia especial por trás do batwing e da ligação com seus fãs que viverá para sempre.

 

Feliz aniversário, Moto! E mais 92 anos.

 

Esta é uma história pessoal do fã de longa data da Motorola, Felipe Berhau, de Montevidéu, Uruguai, criador dos perfis @MotorolaLovers & @MotorolaHistory. Adoramos ouvir o impacto que a Motorola teve em sua vida e queremos encorajar todos os nossos fãs e consumidores a continuar compartilhando suas histórias e ampliando suas vozes nas redes sociais usando o #92yearsBold.

 

 


Comentários