Conheça a Horween, a empresa familiar com mais de 100 anos que fornece couro para o Moto 360 e o Moto X



Materiais autênticos estão na essência de cada produto que fabricamos. Como designers, entendemos a importância do que chamamos de "Materialidade.” Este é um componente que cativa os sentidos das pessoas de maneira incrível: a aparência, o toque, o cheiro e o som dos materiais ajudam a tornar o objeto mais sofisticado. A experiência pessoal com esses materiais pode ser encantadora e surpreendente, pois eles são capazes de despertar lembranças emocionais e positivas.

Cada material escolhido deve demonstrar alto nível de qualidade, tanto em termos do visual e táctil, para que você possa escolher o que mais combina com o seu estilo.

Portanto, quando tivemos que escolher os couros para as pulseiras do Moto 360 e para o Moto X, os detalhes foram determinantes. Procuramos a Horween, uma empresa familiar de couros clássicos que trabalha há mais de 100 anos nesta área.

Conversamos com o proprietário Nick Horween, cujo tataravô fundou a empresa em 1905. Nick respondeu a algumas perguntas chave e até deixou que tirássemos algumas fotos na oficina perto do Loop, em Chicago.



Você pode falar um pouco sobre a história da Horween?
Sou da quinta geração da família Horween. A empresa foi fundada em 1905, em Chicago, pelo meu tataravô Isadore Horween, que trabalhou em um curtume entre 1893-1905. Compramos nosso prédio atual em 1920. Havia muitos curtumes em Chicago nesta época, mas somos o único na cidade hoje em dia. Nossa fábrica sempre pertenceu e foi operada pela família. Todos as nossos materiais são integralmente rastreáveis. Vêm daqui do Centro-Oeste e também de Toronto, Quebec, e da França.

Por que o couro Horween envelhece tão bem?

Tem muito a ver com o que colocamos no couro. Utilizamos extratos vegetais de cascas de árvores. Como a madeira, quando é deixado no sol, o couro escurece. Nosso couro também reage bem aos óleos de mãos, que, ao invés de decompor, dão a ele mais cor e personalidade.



Onde os couros Horween são utilizados?
40% de nossos couros são utilizados em artigos esportivos, como bolas de futebol americano NFL Wilson e bolas de basquete NBA Spalding. Cerca de metade dos jogadores em Major League Baseball joga com luvas Rawling de couro da Horween.

Outros 40% são utilizados para calçados. Os 20% restantes são utilizados para artefatos pequenos de couro. Um fato interessante é que as botas das tropas na África do Norte, na Segunda Guerra Mundial, também foram feitas com couro Horween.



Qual é a melhor forma de cuidar do couro no Moto X e no Moto 360?
É só uma questão de continuar a utilizá-los regularmente. Se você quiser limpar o couro, basta esfregar com um pano macio e úmido. Os óleos naturais de sua pele e de suas mãos farão o restante, tornando o couro mais bonito e diferente com passar do tempo.

De Dickon Isaacs, Design for Wearables.

Comentários