Motorola Spotlight: contando histórias com smartphones

Os smartphones se tornaram altamente pessoais e indispensáveis em nossas vidas.  Contar histórias, por outro lado, é a mais atemporal e humana das atividades. No entanto, as que chegam aos nossos celulares são quase sempre adaptadas de programas de TV, filmes e livros, para caber em uma tela menor. Por que será? Resolvemos mudar essa situação. Criamos uma nova forma de contar histórias, desenvolvida exclusivamente para smartphones, que utilizam as capacidades do aparelho como parte da própria experiência. 

Junto com a equipe de engenheiros da Motorola e o diretor vencedor do Oscar Jan Pinkava, estamos felizes em lançar Windy Day, a primeira história envolvente e interativa que utiliza uma plataforma inédita chamada: Histórias Motorola Spotlight.

Não são jogos, filmes ou vídeos. São diferentes. Novas. Algumas das primeiras pessoas ficaram surpresas ao ver o Windy Day pela primeira vez:
Quando o primeiro celular Android foi lançado, há quase cinco anos, seu desempenho gráfico era similar ao de um Nintendo Gameboy Advance, lançado cinco anos antes. Desde então, a melhoria no desempenho de processadores móveis tem sido incrível. O chipset gráfico do Moto X tem 600 vezes a capacidade computacional do que o primeiro Android e, no ano que vem, os processadores gráficos dos celulares ultrapassarão a capacidade computacional de consoles como o PS3 e o Xbox 360.

Para onde vai todo esse potencial gráfico? Quando analisamos, descobrimos que, com exceção de alguns aplicativos e jogos com gráficos avançados, quase nada vem sendo utilizado. Era um tesouro de processamento gráfico que estava escondido, que ninguém via.

Resolvemos fazer algo novo.

Calibramos o Moto X para que, mesmo nas condições mais estressantes de uso da interface, até 60% de sua capacidade gráfica esteja disponível. Utilizamos esse acesso para construir uma tela incrível para os contadores de histórias, incorporando um motor gráfico 3D em tempo real, uma técnica de reprodução avançada da Pixar, chamada OpenSubdiv, e algoritmos de sensores adaptados dos sistemas de aterrissagem de naves espaciais interplanetárias. Acredite, é verdade!

Convidamos alguns dos melhores contadores de histórias de nossa geração para pintar nessa tela.  Jan Pinkava, o diretor vencedor do Oscar, de Geri’s Game e co-diretor de Ratatouille, a produtora vencedora do Oscar, Karen Dufilho, o animador e nomeado ao Oscar, Doug Sweetland, o ilustrador vencedor do prêmio Caldecott, Jon Klassen, o animador veterano Mark Oftedal, o compositor Scot Stafford e artistas de oito países a se unirem à Motorola para criar a nossa primeira História Spotlight: a Windy Day. É nosso presente para você. Esperamos que você goste.

As Histórias Spotlight da Motorola são encontradas exclusivamente no Moto X. Fique ligado. Mais novidades virão por aí. Continuaremos a trabalhar com contadores de histórias premiados. Teremos ainda muitas histórias para contar.

Baback Elmieh
Líder do programa técnico do Grupo de Tecnologias Avançadas e Projetos (ATAP)
 

Visite nossa página
 Tumblr para acompanhar as histórias futuras e informações adicionais sobre os feitos técnicos.

Informações para a imprensa

Motorola Mobility Brasil
RP1 Comunicação (+55 11 5501-4655)

Marília Pontes

Juliana Arruda

Nayme Bizaio

Jessica Blumer

Soraia Ascari

Luciana Vedovato
Comunicação América Latina

Motorola Mobility

Comentários