Motorola celebra o 50º aniversário da primeira ligação de celular

 No dia 3 de abril de 1973, Martin Cooper, ex-VP e diretor de P&D da Motorola, fez a primeira ligação de celular do mundo, utilizando um DynaTAC 8000X na 6ª Avenida de Nova York


O espírito pioneiro da Motorola foi fundamental para a evolução da indústria móvel. Há 50 anos, no dia 3 de abril de 1973, Martin Cooper, ex-VP e diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Motorola, usou o Motorola DynaTAC 8000X para fazer a primeira chamada comercial de telefone celular, na 6ª Avenida em Nova York. Foi um marco histórico para a sociedade, pois trazia a possibilidade de nos comunicarmos com qualquer pessoa, a qualquer momento, de qualquer lugar, sem depender dos telefones fixos ou ter que esperar um aviso de pager para não perder uma chamada.
“Quando fiz a primeira chamada de um telefone celular, sabia que era apenas o começo. Naquele momento, a Motorola e a indústria de celulares estavam iniciando uma revolução na comunicação”, disse Martin Cooper. “Desde então, houve um número enorme de inovações fundamentais, muitas criadas pela Motorola. Os primeiros 50 anos foram apenas o aquecimento e, com certeza, ainda haverá muitos avanços que transformarão a humanidade.”
Desde o lançamento do DynaTAC 8000X, que tinha mais de 25 centímetros de comprimento e pesava quase 1 quilo, até os dias atuais, a Motorola segue trabalhando para levar inovação, com tecnologias e patentes que transformam a indústria e o mundo que conhecemos, como, por exemplo, o primeiro RAZR V3, um dispositivo lançado no início dos anos 2000, em um momento no qual o design na indústria móvel tinha se tornado previsível. Popular por seu visual e design fino, o RAZR V3 continua sendo até hoje uma peça tecnológica icônica. 

Mais recentemente, em abril de 2019, o moto z3 combinado com os moto snapTM 5G se tornou o primeiro smartphone disponível comercialmente a se conectar a uma rede 5G. Desde então, a marca tem expandido a disponibilidade e democratizado o acesso à tecnologia de velocidade ultrarrápida para aparelhos em diversas faixas de preço.

Ainda em 2019, a Motorola teve papel fundamental na criação de designs alternativos, com o lançamento do primeiro smartphone dobrável em formato flip – o motorola razr –, que possibilitou aos consumidores ter um aparelho compacto sem abrir mão das funcionalidades de uma tela grande.


Outro dispositivo que mostra o comprometimento da marca com a inovação foi o "neckband", um dispositivo 5G wearable que redefiniu o papel do smartphone, possibilitando a transmissão de conteúdos a telas mais imersivas à sua volta. Recentemente, a Motorola revelou um smartphone com o conceito rollable (rolável).


“A inovação está em nosso DNA. Revolucionamos a indústria incontáveis vezes e queremos continuar a exercer esse papel fundamental de moldar o futuro”, disse Sergio Buniac, presidente da Motorola. “Olhando para a frente, estamos empolgados por poder testar as fronteiras da tecnologia móvel e dizer que a Motorola continua na vanguarda da inovação”, completou.

VIDEO MARTIN COOPER

https://drive.google.com/file/d/17gACEBxZUTWLSFXEK-diguGicSdG4c3V/view?usp=drivesdk


Avisos legais
Certas características, funcionalidades e especificações de produto podem depender de rede e estão sujeitas a termos, condições e taxas adicionais. Todas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. MOTOROLA, o Logotipo Estilizado M, Moto e a família MOTO de marcas são marcas registradas da Motorola Trademark Holdings, LLC. Todas as outras marcas são propriedade de seus respectivos titulares. ©2023 Motorola Mobility LLC.




Comentários