Motorola e Lenovo Foundation anunciam, na sede da UNESCO, a próxima fase da iniciativa de revitalização de línguas indígenas em risco de extinção

 


Este ano, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o período de 2022 a 2032 como a Década Internacional das Línguas Indígenas (IDIL). É uma iniciativa para conscientizar a população mundial sobre a situação crítica de vários desses idiomas e mobilizar pessoas e recursos para sua preservação, revitalização e promoção. Ciente do nosso papel como empresa global e da nossa missão de levar tecnologia mais inteligente para todos, a Motorola investiu na conscientização e colocou em prática nosso compromisso contínuo com o projeto de revitalização das línguas indígenas, apresentado pela primeira vez no início de 2021. 

Hoje, como parte do evento de celebração da Década Internacional das Línguas Indígenas da UNESCO, a Motorola anunciou a nova fase do projeto focado em línguas nativas da Índia, que acontecerá nos próximos meses. Ao lado da Lenovo Foundation, também temos o orgulho de firmar uma parceria com a UNESCO para realizar mais pesquisas sobre o impacto e o potencial de digitalizar línguas indígenas em risco de extinção.

Sergio Buniac, presidente da Motorola e vice-presidente da Lenovo, além de representantes da Lenovo Foundation e da área de globalização da Motorola, participaram do evento em Paris que reuniu altos representantes dos Estados-Membro da UNESCO, líderes indígenas, o sistema das Nações Unidas, organizações de pesquisa nacionais da sociedade civil e representantes dos setores público e privado. O objetivo do encontro francês era discutir como integrar e preservar línguas indígenas do mundo todo e como é possível cooperar para um futuro mais inclusivo. 

À medida que as novas gerações dos povos indígenas conhecem e usam mais a tecnologia, é fundamental que elas consigam usar sua língua nativa em novos formatos digitais para que o idioma não desapareça. A UNESCO estima que uma língua indígena seja perdida a cada duas semanas, resultando no desaparecimento de cerca de 3 mil idiomas únicos até o final do século. Para ajudar a preservar nosso patrimônio humano e as histórias próprias das culturas indígenas, além de incentivar as gerações futuras, a Motorola está trabalhando com a Lenovo Foundation para integrar as línguas nos seus smartphones. Os idiomas kaingang, da região sul do Brasil; nheengatu, da Amazônia; e cherokee, dos Estados Unidos, já fazem parte das mais de 80 línguas que a Motorola oferece na interface de seus celulares.

"A ideia para esse projeto surgiu devido a um problema identificado por nosso Time Motorola, que percebeu que as línguas indígenas não tinha representação na forma digital de tecnologia, que poderia não só permitir a preservação da língua, mas também tradições, culturas e história" - diz Sergio Buniac, Presidente Global da Motorola. "Esperamos que essa iniciativa aumente a conscientização sobre a revitalização da língua, não apenas impactando as comunidades, mas pavimentando o caminho para que mais línguas indígenas ameaçadas possam ser adicionadas em outros smartphones", conclui.

Com essa iniciativa, a Motorola se torna a primeira fabricante de celular a dar para os cidadãos cherokee o acesso a uma interface de usuário completamente localizada e a oferecer compatibilidade total com uma língua indígena falada na Amazônia. A Motorola compartilhou os caracteres, 360 mil palavras traduzidas e personalizações linguísticas com a plataforma Android para que outros OEMs e empresas possam incluir essas línguas nas próprias interfaces, preparando o caminho para ampliar o uso e a revitalização. Para começar, a Lenovo, empresa controladora da Motorola, está buscando a integração das línguas em seus computadores.

Com o avanço do projeto ao longo da próxima década, a Motorola e a Lenovo Foundation esperam aumentar a conscientização, atuar em prol da sobrevivência das línguas ameaçadas e incentivar as próximas gerações das comunidades indígenas a usar a tecnologia em seus idiomas nativos.

 

Isenção de responsabilidade legal

MOTOROLA, o logotipo M estilizado, MOTO e a família de marcas MOTO são marcas comerciais da Motorola Trademark Holdings, LLC. Android é uma marca comercial da Google, LLC. Todas as demais marcas comerciais pertencem aos respectivos proprietários. © 2022 Motorola Mobility LLC. Todos os direitos reservados.

Comentários