TIM e Gerando Falcões viabilizam a primeira favela com tecnologia 5G do Brasil em parceria com Motorola e American Tower
Parceria, para o Favela 3D projeto de transformação, tem previsão de começar no segundo semestre de 2023
Moradores da Favela Marte, em São José do Rio Preto, terão pleno acesso ao 5G em hubs comunitários de tecnologia
São Paulo, 11 de agosto de 2022 – Uma revolução tecnológica está prestes a acontecer na periferia. A Favela Marte , localizada na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, se tornará a primeira comunidade do Brasil totalmente conectada ao 5G por meio de hubs tecnológicos. A iniciativa pioneira da ONG Gerando Falcões com uma parceria da TIM , que provará toda a conectividade, linha com seu compromisso com a inclusão digital dos brasileiros. A Motorola e a American Tower também estão envolvidas no projeto, disponibilizando os equipamentos que serão usados pelos moradores e a instalação de infraestrutura, respectivamente.
“Vamos dar um salto com esse projeto pioneiro: o melhor da tecnologia vai chegar na favela. A periferia, geralmente, é a receber uma inovação e, dessa vez, queremos acelerar o processo, conectando-se a comunidade ao 5G última e a fornecer uma série de ações e serviços digitais graças a essa tecnologia. O que vamos fazer na favela Marte vai ficar para a história” , empolga-se Edu Lyra , CEO da Gerando Falcões .
A TIM, que será responsável por levar o 5G para a Favela Marte, foi a primeira operadora a lançar, em julho, a chamada de conexão “pura”, ou Standalone, em Brasília. A tecnologia já está disponível nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa e, em breve, chega a outras cidades. A nova rede oferece velocidades de navegação até 100 vezes maiores que as do 4G e com baixa latência, o que possibilita diferentes iniciativas de inclusão social e digital.
“O 5G tem um grande potencial de transformação e, por isso, rapidamente, tecnologia para liderar a implementação da Brasil, fazendo com que ela chegue a mais pessoas. A conexão da Favela Marte faz parte desse compromisso” , explica o CEO da TIM , Alberto Griselli . O destaca que a empresa quer ir além da conectividade, atrelando sua rede de projeto ao projeto: “vamos entregar o melhor da tecnologia na comunidade, com iniciativas que podem englobar educação à distância, serviços financeiros, telemedicina, ações de empreendedorismo com o Instituto TIM e inclusão de mulheres no mercado de trabalho, por exemplo. Com o 5G, os moradores terão de fazer novas possibilidades e ainda estamos a fazer parte dessa evolução”, comenta Griselli.
Um dos desafios para qualquer implementação pronta do 5G é a compatibilidade dos dispositivos modernos, isto é, nem todos os aparelhos estão disponíveis para a tecnologia, ainda que estão sendo implementados. E esse será o papel da Motorola, outra parceira no projeto que garantirá o sucesso da chegada da quinta geração aos moradores da Favela Marte.
“ É muito encaixar ao projeto que irá uma comunidade 5G. A Motorola foi pioneira em trazer o 5G para o Brasil. Em apenas dois anos, 60% do nosso portfólio é compatível com a nova tecnologia, incluindo produtos para todos os perfis de consumidor, desde produtos premium como linha edge, até os smartphones intermediários da família moto g. E queremos ir além. Nosso é sermos peças-chave na democratização dessa tecnologia em nacional, assim como recurso no lançamento da rede 4G ”, afirma José Cardoso, presidente da Motorola no Brasil .
A expectativa é que a primeira Favela 5G do Brasil comece a operar dentro de um. Até lá, a Marte passará por um processo de urbanização, que incluirá o trabalho da American Tower para fornecimento de antenas de infraestrutura que viabilizará uma instalação longa que permitirá uma conexão 5G. Além disso a empresa participa nas iniciativas para a criação das praças e dos espaços de formação, como a doação de móveis e equipamentos para a montagem do laboratório digital.
“ Ficamos muito honrados com o convite da Gerando Falcões para participarmos desse projeto. Essa é uma iniciativa que reforça o compromisso da American Tower com práticas de possibilidade de sustentabilidade -, promovendo uma inclusão e o desenvolvimento de comunidades das comunidades das possibilidades que viabilizam a transformação da vida das pessoas ”, comenta. o diretor-geral da companhia, Emerson Hugues .
Para o CEO da Gerando Falcões, como parcerias escolhidas a dedo, que já conhecem e acreditam nos propósitos da ONG nas comunidades, entendem uma real necessidade dos moradores e trabalham para potencializar o ativo social da tecnologia. “O desafio de levar a melhor conexão para a Favela Marte é tão gigante quanto a responsabilidade que temos em transformar a vida de mais de 200 famílias” , explica Lyra.
5G: O que muda na favela
A chegada do 5G à Marte faz parte do projeto Favela 3D (digna, digital e desenvolvido), idealizado no local por Gerando Falcões e pelo Instituto Valquírias World, que implementa o conceito de moradia digna, geração de renda, acesso à saúde, cidadania e cultura de paz, direito à educação, primeira infância, autonomia da mulher e cultura, esporte e lazer. A cobertura tecnológica abre portas para projetos de inclusão social, como possibilidade de educação remota com as bibliotecas virtuais, saúde à distância com o uso da telemedicina e oportunidade para microempreendedores da comunidade com cursos profissionalizantes.
Na Favela Marte, casas já foram demolidas para darem lugar ao novo projeto de urbanização e melhoria das moradias. Todas as famílias estão abrigadas pelo meio do aluguel social. Mas isso é só o começo.
“Sabemos que não adianta dar uma casa nova se o morador não tem um emprego. A gente quer que a família tenha autonomia para interromper o ciclo da pobreza. Por isso, empresas ou projetos é maior do que se imagina e só é possível ir com parceria de empresas, empresas e projetos em frente” Lyra.
Sobre a Gerando Falcões
A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua para acelerar o poder de impacto dos líderes de favelas de todo que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. Seu foco são iniciativas de longo prazo, capazes de gerar resultados de longo prazo. O projeto entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania e executa programas de transformação sistêmica em comunidades, como o Favela 3D.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, líder em cobertura móvel e presença 4G. Pioneira em 5G, está testando também para ser protagonista da tecnologia diversos setores da sociedade, em linha com sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como o Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está da lista no anuário de sustentabilidade02, que reúne as empresas mais de combate do mundo, e foi a primeira operadora de segurança2 ISO 3700, ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Índice de Diversidade e Inclusão da Refinitiv. Para mais informações, acessewww.tim.com.br. _
Sobre Lenovo e Motorola
A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) apresenta na lista da Fortune Global 500 com faturamento de US$ 60 bilhões, com clientes em 180 países ao redor do mundo. Focada em oferecer tecnologia mais inteligente para todos, desenvolvemos tecnologias inteligentes e transformadoras que impulsionam (por meio de dispositivos e infraestrutura) e empoderam (por meio de soluções, serviços e softwares) milhões de clientes todos os dias para criar uma sociedade digital mais inclusiva , com credibilidade e sustentável para todos. A Motorola Mobility LLC foi adquirida pelo Grupo Lenovo Holdings em 204. A Motorola Mobility é uma subsidiária integral da Lenovo, e é responsável pelo design e produção de todos os aparelhos móveis e soluções das marcas Moto e Motorola. Para saber mais, acesse https://www.lenovo.
Sobre a American Tower do Brasil
A American Tower, subsidiária da American Tower Corporation, um dos maiores fundos de investimentos imobiliários globais, é independente de operadora e desenvolvedora do Brasil, multicliente para comunicações e transmissão sem fio. Nosso portfólio conta com 23 mil pontos de comunicações mais no Brasil, uma operação de fibra ótica em Minas Gerais e uma rede nacional para internet das coisas (IoT) que usa a tecnologia LoRaWAN®. E, em todo o mundo, opera cerca de 220 mil estações de comunicação sem fio.
A sede da American Tower do Brasil está localizada em São Paulo, e sua matriz está localizada em Boston, Massachusetts, EUA. A American Tower Corporation possui operações em todo o território americano, e também na Argentina, África do Sul, Alemanha, Austrália, Bangladesh, Burkina Faso, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, França, Filipinas, Gana, Índia, Paraguai , Peru, Polônia, México, Nigéria, Quênia, República do Níger e Uganda.
Para mais informações sobre a American Tower, acesse: www.americantower.com/ .
Comentários
Postar um comentário