TIM e Gerando Falcões viabilizam a primeira favela com tecnologia 5G do Brasil em parceria com Motorola e American Tower

 


  • Parceria, para o Favela 3D projeto de transformação, tem previsão de começar no segundo semestre de 2023


  • Moradores da Favela Marte, em São José do Rio Preto, terão pleno acesso ao 5G em hubs comunitários de tecnologia 


São Paulo, 11 de agosto de 2022 – Uma revolução tecnológica está prestes a acontecer na periferia. A Favela Marte , localizada na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, se tornará a primeira comunidade do Brasil totalmente conectada ao 5G por meio de hubs tecnológicos. A iniciativa pioneira da ONG Gerando Falcões com uma parceria da TIM , que provará toda a conectividade, linha com seu compromisso com a inclusão digital dos brasileiros. A Motorola e a American Tower também estão envolvidas no projeto, disponibilizando os equipamentos que serão usados ​​pelos moradores e a instalação de infraestrutura, respectivamente.

“Vamos dar um salto com esse projeto pioneiro: o melhor da tecnologia vai chegar na favela. A periferia, geralmente, é a receber uma inovação e, dessa vez, queremos acelerar o processo, conectando-se a comunidade ao 5G última e a fornecer uma série de ações e serviços digitais graças a essa tecnologia. O que vamos fazer na favela Marte vai ficar para a história” , empolga-se Edu Lyra , CEO da Gerando Falcões .

A TIM, que será responsável por levar o 5G para a Favela Marte, foi a primeira operadora a lançar, em julho, a chamada de conexão “pura”, ou Standalone, em Brasília. A tecnologia já está disponível nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa e, em breve, chega a outras cidades. A nova rede oferece velocidades de navegação até 100 vezes maiores que as do 4G e com baixa latência, o que possibilita diferentes iniciativas de inclusão social e digital. 

“O 5G tem um grande potencial de transformação e, por isso, rapidamente, tecnologia para liderar a implementação da Brasil, fazendo com que ela chegue a mais pessoas. A conexão da Favela Marte faz parte desse compromisso” , explica o CEO da TIM , Alberto Griselli . O destaca que a empresa quer ir além da conectividade, atrelando sua rede de projeto ao projeto: “vamos entregar o melhor da tecnologia na comunidade, com iniciativas que podem englobar educação à distância, serviços financeiros, telemedicina, ações de empreendedorismo com o Instituto TIM e inclusão de mulheres no mercado de trabalho, por exemplo. Com o 5G, os moradores terão de fazer novas possibilidades e ainda estamos a fazer parte dessa evolução”, comenta Griselli.

Um dos desafios para qualquer implementação pronta do 5G é a compatibilidade dos dispositivos modernos, isto é, nem todos os aparelhos estão disponíveis para a tecnologia, ainda que estão sendo implementados. E esse será o papel da Motorola, outra parceira no projeto que garantirá o sucesso da chegada da quinta geração aos moradores da Favela Marte.

É muito encaixar ao projeto que irá uma comunidade 5G. A Motorola foi pioneira em trazer o 5G para o Brasil. Em apenas dois anos, 60% do nosso portfólio é compatível com a nova tecnologia, incluindo produtos para todos os perfis de consumidor, desde produtos premium como linha edge, até os smartphones intermediários da família moto g. E queremos ir além. Nosso é sermos peças-chave na democratização dessa tecnologia em nacional, assim como recurso no lançamento da rede 4G ”, afirma José Cardoso, presidente da Motorola no Brasil .

A expectativa é que a primeira Favela 5G do Brasil comece a operar dentro de um. Até lá, a Marte passará por um processo de urbanização, que incluirá o trabalho da American Tower para fornecimento de antenas de infraestrutura que viabilizará uma instalação longa que permitirá uma conexão 5G. Além disso a empresa participa nas iniciativas para a criação das praças e dos espaços de formação, como a doação de móveis e equipamentos para a montagem do laboratório digital.

 “ Ficamos muito honrados com o convite da Gerando Falcões para participarmos desse projeto. Essa é uma iniciativa que reforça o compromisso da American Tower com práticas de possibilidade de sustentabilidade -, promovendo uma inclusão e o desenvolvimento de comunidades das comunidades das possibilidades que viabilizam a transformação da vida das pessoas ”, comenta. o diretor-geral da companhia, Emerson Hugues

Para o CEO da Gerando Falcões, como parcerias escolhidas a dedo, que já conhecem e acreditam nos propósitos da ONG nas comunidades, entendem uma real necessidade dos moradores e trabalham para potencializar o ativo social da tecnologia. “O desafio de levar a melhor conexão para a Favela Marte é tão gigante quanto a responsabilidade que temos em transformar a vida de mais de 200 famílias” , explica Lyra.


5G: O que muda na favela

A chegada do 5G à Marte faz parte do projeto Favela 3D (digna, digital e desenvolvido), idealizado no local por Gerando Falcões e pelo Instituto Valquírias World, que implementa o conceito de moradia digna, geração de renda, acesso à saúde, cidadania e cultura de paz, direito à educação, primeira infância, autonomia da mulher e cultura, esporte e lazer. A cobertura tecnológica abre portas para projetos de inclusão social, como possibilidade de educação remota com as bibliotecas virtuais, saúde à distância com o uso da telemedicina e oportunidade para microempreendedores da comunidade com cursos profissionalizantes.

Na Favela Marte, casas já foram demolidas para darem lugar ao novo projeto de urbanização e melhoria das moradias. Todas as famílias estão abrigadas pelo meio do aluguel social. Mas isso é só o começo.

“Sabemos que não adianta dar uma casa nova se o morador não tem um emprego. A gente quer que a família tenha autonomia para interromper o ciclo da pobreza. Por isso, empresas ou projetos é maior do que se imagina e só é possível ir com parceria de empresas, empresas e projetos em frente” Lyra. 


Sobre a Gerando Falcões

A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua para acelerar o poder de impacto dos líderes de favelas de todo que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. Seu foco são iniciativas de longo prazo, capazes de gerar resultados de longo prazo. O projeto entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania e executa programas de transformação sistêmica em comunidades, como o Favela 3D.


Sobre a TIM

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, líder em cobertura móvel e presença 4G. Pioneira em 5G, está testando também para ser protagonista da tecnologia diversos setores da sociedade, em linha com sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como o Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está da lista no anuário de sustentabilidade02, que reúne as empresas mais de combate do mundo, e foi a primeira operadora de segurança2 ISO 3700, ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Índice de Diversidade e Inclusão da Refinitiv. Para mais informações, acessewww.tim.com.br. _


Sobre Lenovo e Motorola

A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) apresenta na lista da Fortune Global 500 com faturamento de US$ 60 bilhões, com clientes em 180 países ao redor do mundo. Focada em oferecer tecnologia mais inteligente para todos, desenvolvemos tecnologias inteligentes e transformadoras que impulsionam (por meio de dispositivos e infraestrutura) e empoderam (por meio de soluções, serviços e softwares) milhões de clientes todos os dias para criar uma sociedade digital mais inclusiva , com credibilidade e sustentável para todos. A Motorola Mobility LLC foi adquirida pelo Grupo Lenovo Holdings em 204. A Motorola Mobility é uma subsidiária integral da Lenovo, e é responsável pelo design e produção de todos os aparelhos móveis e soluções das marcas Moto e Motorola. Para saber mais, acesse https://www.lenovo.


Sobre a American Tower do Brasil

A American Tower, subsidiária da American Tower Corporation, um dos maiores fundos de investimentos imobiliários globais, é independente de operadora e desenvolvedora do Brasil, multicliente para comunicações e transmissão sem fio. Nosso portfólio conta com 23 mil pontos de comunicações mais no Brasil, uma operação de fibra ótica em Minas Gerais e uma rede nacional para internet das coisas (IoT) que usa a tecnologia LoRaWAN®. E, em todo o mundo, opera cerca de 220 mil estações de comunicação sem fio. 

A sede da American Tower do Brasil está localizada em São Paulo, e sua matriz está localizada em Boston, Massachusetts, EUA. A American Tower Corporation possui operações em todo o território americano, e também na Argentina, África do Sul, Alemanha, Austrália, Bangladesh, Burkina Faso, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, França, Filipinas, Gana, Índia, Paraguai , Peru, Polônia, México, Nigéria, Quênia, República do Níger e Uganda.

Para mais informações sobre a American Tower, acesse: www.americantower.com/


Comentários