Android 12 tem atualizações de privacidade e segurança essenciais para o usuário

Confira algumas das novidades do novo sistema operacional Android já presentes nos aparelhos Motorola.

O Android 12, versão mais recente do sistema operacional do Google para tablets e celulares, trouxe uma série de novos recursos e funcionalidades.  Uma das principais novidades foi a adição do painel de privacidade, que possui acesso a permissões adicionais, como SMS, Calendário, Contatos etc. É uma funcionalidade que reforça o esforço de privacidade e ajuda o usuário a entender todos os dados sensíveis sendo acessados pelos apps. Isso permite que o consumidor gerencie melhor seus dados e tenha um maior controle sobre como eles estão sendo compartilhados com os aplicativos instalados nos smartphones.

Painel de privacidade

Outra melhoria é a opção de acesso rápido, que permite ao usuário gerenciar o  acesso à câmera e ao microfone dos apps. Quando um aplicativo utiliza estas funcionalidades do aparelho, um ícone verde aparece informando que ele está fazendo o uso desses recursos. Para que isso ocorra, basta deslizar o dedo para baixo para visualizar a barra de notificações.

Ícones informativos para avisar ao usuário de que a câmera ou o microfone do dispositivo estão sendo utilizados. 

Com a nova versão do sistema operacional, os apps agora podem exigir autenticação sempre que ações de notificação específicas forem enviadas a um dispositivo bloqueado, garantindo ainda mais sua segurança e a privacidade de suas informações. Ao clicar no ícone verde, é possível visualizar o app que está realizando o acesso naquele momento.

Isso ajuda o usuário em casos de acessos inesperados a saber qual app está usando os recursos naquele momento e, se for o caso, revogar uma permissão que não era esperada.

Comentários