Desenho para acessibilidade com Wendel De Assis da Motorola


Na Motorola, buscamos entregar inovação significativa para todos nossos consumidores. E com mais de 1 bilhão de pessoas, ou 15% da população mundial, portadoras de algum tipo de deficiência, criar soluções que facilitam a acessibilidade é uma grande prioridade para a empresa. Neste Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade, sentamos com Wendel De Assis, Gerente de Engenharia de Software da Motorola que se tornou defensor de consciência sobre acessibilidade e que criou um grupo focado na identificação de necessidades e melhorias em nossos produtos e liderou uma série de iniciativas nesse sentido. 
P1: O que te inspirou a trazer mais consciência sobre acessibilidade para seu time e os projetos que vocês tocam? 
 Posso dizer que foram dois momentos principais quando percebi que isso era algo que deveríamos priorizar em nossos projetos. O primeiro foi quando estávamos fazendo uma sessão de brainstorming e um dos participantes teve dificuldades de visão e disse que para ele era impossível utilizar um de nossos principais recursos porque não estava suportando a funcionalidade de acessibilidade à inversão de cores. O segundo foi quando descobri que cerca de 1 bilhão de pessoas se identificam como sendo portadoras de algum tipo de deficiência. Senti que havia um grupo enorme de pessoas que poderíamos apoiar até com pequenas modificações em nossos dispositivos. 
P2: Quais iniciativas o grupo liderou recentemente para melhorar a acessibilidade nos produtos da Motorola? 
 Focamos no projeto de Aplicativos Moto, que inclui alguns dos principais recursos da Motorola, como Tela, Gestos, Personalize e Dicas. Projetados para proporcionar aos usuários uma maneira de encontrar todos os recursos que tornam os smartphones Motorola tão fáceis e divertidos de usar, começamos testando o aplicativo para encontrar oportunidades de melhorar a acessibilidade. Utilizamos ferramentas automáticas para testar acessibilidade e contamos com a ajuda de usuários reais para obter seus insights sobre nosso aplicativo. Então, listamos todos os problemas levantados e trabalhamos juntos a nossos times de desenho e desenvolvimento para melhorar a aplicativo de várias maneiras como, por exemplo, acrescentar etiquetas para a funcionalidade talk back, melhorar o desenho das telas, atualizações de cores etc. Essas alterações de desenho, tela e visibilidade podem ser acessadas no App Moto atualizado, disponível para download no Google Play Store. 
P3: Por que este trabalho é importante para você especificamente? Se você considera o número atual de pessoas que têm algum tipo de deficiência, já seria o suficiente para chamar a atenção. No entanto, não é só isso. Ainda temos pessoas portadoras de deficiências que não se identificam com a comunidade e aqueles que têm amigos ou familiares com uma deficiência. Também, qualquer um pode ter algum tipo de deficiência temporária como, por exemplo, quando você quebra um braço ou simplesmente tem de carregar sacolas do mercado e não tem braços suficientes. Então, acontece que desenhar para acessibilidade significa melhorar seus produtos para todo mundo e, ao mesmo tempo, ajudar aqueles que precisam mais! 
P4: Como você acha que essa iniciativa vai progredir no futuro? Qual é seu foco para o futuro? 
 Acrescentamos verificações de acessibilidade como parte de nossas tarefas de desenvolvimento para assegurar que todos os novos recursos desenvolvidos pelo time sejam levados em consideração. Para o futuro, estamos trabalhando no sentido de aumentar a consciência de todos os nossos grupos internos na Motorola, e esperamos aplicar esse trabalho em todos os aspectos do desenho de nossos dispositivos futuros. No futuro, gostaríamos de expandir nosso pequeno grupo e criar um “Conselho de Campeões de Acessibilidade” dedicado integralmente à auditoria de nossos produtos, à coleta de feedbacks de clientes e à identificação de maneiras de melhorar a acessibilidade em todos nossos produtos e experiências. Leia mais sobre as últimas atualizações de Acessibilidade no App Moto aqui. 
Avisos Legais 
 Certas características, funcionalidades e especificações de produto podem depender de rede e estão sujeitas a termos, condições e taxas adicionais. Todas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. MOTOROLA, o Logotipo Estilizado M, Moto e a família MOTO de marcas são marcas registradas da Motorola Trademark Holdings, LLC. GOOGLE e Android são marcas registradas de Google LLC. Todas as outras marcas são propriedade de seus respectivos titulares. © 2021 Motorola Mobility LLC. Todos os direitos reservados.

Comentários