Motorola 90 anos: nove marcos que transformaram a história da empresa

Em Chicago, no dia 25 de setembro de 1928, os irmãos Paul e Joseph Galvin criaram a empresa que depois se tornaria a Motorola: a Galvin Manufacturing Corporation, com apenas um produto e cinco funcionários. Agora, com #Motorola90Anos, não há dúvida de que a Motorola revolucionou a indústria da tecnologia. 

Acompanhe nossa viagem pelos 90 anos de inovações e revoluções tecnológicas e confira como a Motorola mudou durante esse período.

1) “Adeus” a Galvin e “hello” Motorola

Em 1930, a Galvin Manufacturing lançou o rádio automotivo Motorola. O nome da marca se tornou tão popular que, em 1947, a Galvin Manufacturing Corporation mudou seu nome para Motorola Incorporated. Apenas oito anos mais tarde, a icônica “asa de morcego” da Motorola foi criada.


2) Nosso primeiro produto resolveu os problemas de duração de bateria da década de 1920; nosso mais recente resolve a necessidade atual de velocidade

O primeiro produto da Motorola foi projetado em 1928 para tratar de um problema que permanece até hoje: a duração da bateria. O eliminador de bateria da Galvin Manufacturing era um conversor de potência que permitia que rádios de pilha usassem a corrente elétrica. Fiel ao nosso DNA, nunca deixamos de entregar aquilo que mais importa para o consumidor. Um dos produtos mais recentes da Motorola, o moto snap 5G, por exemplo, traz velocidades 10x mais rápida que a tecnologia sem fio atual e maior conectividade.

Você sabia que, com a velocidade 5G, é possível baixar a última temporada de sua série favorita em alta definição enquanto você espera o avião levantar voo? 

3) Do rádio ao milímetro, com certeza fizemos algumas ondas


Em 1943, a Motorola desenvolveu o primeiro rádio FM bidirecional portátil do mundo. Desde então, a Motorola também trouxe o primeiro transistor de alta potência do mundo; o primeiro telefone celular portátil; e o primeiro pager bidirecional, para citar apenas alguns exemplos. Mais recentemente, a Motorola lançou o primeiro telefone celular compatível com a rede 5G : o moto z3 com um moto snap 5G para que os usuários possam se conectar à rede 5G da Verizon, quando esta for lançada1. 

Você sabia que, com 900 g e 25 cm de comprimento, o primeiro telefone celular portátil comercializado no mundo, o Motorola DynaTAC 8000x, tinha o tamanho de um tijolo e o peso de um abacaxi?

4) Evoluímos do pager do tamanho de uma caneta para um celular tão fino quanto uma lâmina 


Em 1982, a Motorola lançou o pager Sensar, com um desenho único, do tamanho de uma caneta, e uma aparência radicalmente diferente dos outros pagers no mercado. Pesava apenas 56 g, tinha o tamanho de uma caneta esferográfica e cabia facilmente no bolso. Depois, em 2004, o inovador Motorola Razr V3 teve um impacto no design dos telefones celulares. E, com seu corpo de alumínio, o Razr V3 foi o primeiro celular que também se transformou em um acessório de moda. O modelo vendeu mais de 130 milhões de unidades, o celular flip mais fino e mais vendido do mundo.

5) Do pager acoplado aos modernos moto snaps




Por que carregar um celular e um pager? Em 1995, o pager numérico Motorola RSVP se acoplava a qualquer modelo MicroTAC, criando uma combinação entre os dois. Hoje a Motorola continua expandindo os limites do telefone celular, com a família moto z e os moto snaps. Lançado em 2016, o moto z é mais que um simples smartphone: conecte um moto snap, e transforme-o em um projetor, uma impressora de fotos, um alto-falante e muito mais.

6) Do Monte Everest à Lua, a Motorola esteve lá! 


Durante os últimos 90 anos, a Motorola esteve em todos os lugares do planeta e além! Em 1969, o rádio transmissor da Motorola a bordo do módulo lunar da Apollo 11 retransmitiu as primeiras palavras da Lua para a Terra. Em 2007, 38 anos depois, o alpinista Rod Bader escalou o pico mais alto do Monte Everest e utilizou um Motorizr z8 da Motorola para fazer a chamada telefônica (e envio de mensagem de texto) da maior altitude terrestre.

7) De 1900 até os anos 2000, nunca paramos de criar best-sellers

Em 1986, a Motorola lançou o pager mais vendido do mundo: o Bravo! O pager numérico tinha a capacidade de armazenar cinco mensagens de 24 caracteres. O que era muita coisa na época. No novo milênio, o Motorola V60 foi lançado nas três tecnologias celulares existentes – GSM, TDMA e CDMA – e rapidamente tornou-se um sucesso de vendas, com acesso à internet, mensagens de texto e discagem ativada por viva-voz.


8) De Chicago para o mundo


Apesar da Motorola sempre considerar Chicago seu lar, a empresa não demorou para desenvolver uma presença global. Em 1952, a primeira subsidiária internacional da Motorola foi inaugurada em Toronto, no Canadá, para produzir rádios e televisores. De lá para cá, a Motorola nunca parou de crescer, com forte presença em vários países da Europa, América Latina, Ásia e China.

Você sabia que a primeira venda registrada de um produto da marca Motorola fora dos Estados Unidos aconteceu em junho de 1930, com a venda de dois rádios automotivos para W. Oldenburger, na Cidade do México?

9) O melhor ainda está por vir!

Aviso Legal
1 Conectividade 5G disponível com o moto snap 5G (vendido separadamente em 2019) e cobertura da rede 5G (lançada em locais selecionados em 2019 e expansão na sequência). Veja www.verizon.com/about/our-company/5g para mais detalhes.

Comentários