Enquanto você descobre as novidades do seu novo software, vamos responder três das mais frequentes perguntas sobre nosso processo de atualização.
Por que nem todos receberam a atualização assim que o Google liberou o Lollipop?
O Google melhorou o processo de lançamento do Android com o Lollipop. Isso foi importante porque o Lollipop é o maior e mais ambicioso lançamento Android de todos os tempos. Todos precisaram de tempo para se adaptar. Vários versões preliminares foram lançadas para que os desenvolvedores e os fabricantes de dispositivos pudessem se preparar.
O ponto crítico é o “public push” de uma nova versão de Android — isso acontece quando o Google libera o código fonte para os participantes do Android Open Source Project (AOSP), normalmente, com o lançamento de um novo dispositivo Nexus.
É somente a partir deste ponto que conseguimos iniciar os testes do software com nossos parceiros, como as operadoras no caso do Brasil. O processo varia de acordo com a região. Felizmente, um dos benefícios de termos softwares mais puros - sem aplicativos como "skins" ou "bloatware" - é que nossos testes são mais rápidos, pois temos um número menor de aplicativos para validar. Assim, conseguimos lançar as atualizações ainda mais rapidamente, pois quando terminam os testes, podemos enviar a atualização para os nossos usuários.
Mesmo que o Lollipop tenha trazido mudanças muito maiores que as atualizações anteriores, corremos para quebrar nosso recorde, liberando as primeiras atualizações para o Moto X (2ª Geração) Pure Edition apenas oito dias após o lançamento público do software.
Por que alguns usuários no meu País receberam a atualização e eu ainda não?
Antes de liberar uma atualização em grande escala, fazemos o que chamamos de teste soak, no qual liberamos o software para um pequeno grupo de usuários voluntários. Desta forma, durante alguns dias, monitoramos dados de desempenho e os vários feedbacks que recebemos, para confirmar se tudo está funcionando bem.
Para a Motorola é muito importante que uma atualização melhore a sua experiência. Um teste soak pode revelar problemas e, com base nos feedbacks dos usuários, podemos fazer as mudanças necessárias paraa corrigi-los.
Às vezes expandimos os testes para um grupo maior de usuários de forma a identificar pontos de melhoria que só aparecem em uma amostra maior de pessoas.
Depois dessa etapa, liberamos a atualização para todos os usuários daquela combinação de modelo e País. Se você vir alguém postando um screenshot ou tuitando que recebeu a atualização enquanto você ainda não, é provável que este seja parte de um grupo de teste de soak.
Se você quer saber mais sobre os testes soak e o programa de feedback da Motorola, acesse essa página (em inglês).
Quando a atualização para meu aparelho estará disponível?
Você poderá ver quais produtos vão receber o Lollipop em nossa página de atualizações de software. No entanto, poderá haver muitas versões de software a serem desenvolvidas e testadas para cada modelo, portanto a disponibilidade pode variar de acordo com a operadora e a região. Sempre anunciaremos as atualizações assim que estiverem disponíveis.
Muitas vezes, operadoras parceiras têm funcionalidades próprias a serem incorporadas e testadas para cada dispositivo. Esses requisitos podem variar de uma operadora para outra e de acordo com a região. Por isso, o tempo dos testes nas operadoras também pode ser diferente. Em alguns casos, dispositivos com chipsets mais antigos ou menos poderosos também podem precisar de mais tempo para o desenvolvimento de forma a garantir um bom desempenho com a nova versão do sistema operacional.
Esperamos que gostem dessa última versão do Lollipop! Vocês podem fazer mais perguntas via Google+, Twitter, e Facebook, e nós responderemos. Você também pode conferir a página de atualizações de software para verificar o status de seu dispositivo. Para obter informações adicionais, basta acessar o link: https://motorola-global-portal-pt.custhelp.com/app/software-upgrade-news/g_id/1978
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