O próximo capítulo da Motorola como marca





A Motorola e a Lenovo estão trabalhando cada vez mais próximas com o objetivo de tornar o nosso portfólio global de produtos mais enxuto e focado em duas sub-marcas: Moto e Vibe (conhecida como Le Meng na China). Nos últimos dias, muitas matérias e posts em blogs foram publicados sobre o fato de que, como parte dos nossos planos, a marca “Motorola” deixará de estar no centro de nossas ações de marketing. Queremos acrescentar algumas informações para contextualizar melhor os fatos.


Primeiro, e mais importante, a Motorola Mobility não vai sair de cena. Na verdade, desde agosto passado, a empresa assumiu um papel muito mais relevante no negócio de smartphones da Lenovo. Como subsidiária, a Motorola Mobility lidera as áreas de design, engenharia e manufatura para todos os smartphones e wearables do Mobile Business Group. O legado de engenharia da Motorola é algo muito significativo e isto não vai mudar.

Mas, as marcas precisam evoluir e a nossa vem evoluindo. Com o passar dos anos, mudamos as fontes e as cores, e, mais recentemente, tomamos a decisão estratégica de usar “Moto” como nossa principal marca de produtos. “Moto” hoje é sinônimo de Motorola e representa a marca de forma mais envolvente e contemporânea. E não foi a única coisa que evoluiu - o icônico batwing, que por muitos anos foi azul estático ou vermelho, se tornou colorido e divertido. Este símbolo da marca “Moto” vai continuar exercendo um papel fundamental e permanecerá em nossos produtos e ações de marketing.

Mas neste momento, em que temos que pensar em nosso portfólio de smartphones de maneira mais abrangente, resolvemos concentrar nossos esforços de marketing em duas marcas globais principais: “Moto” e “Vibe”. Não vamos abandonar a marca icônica Motorola. No futuro, como explicamos, ela deixará de ser o foco do marketing, mas continuará a ser utilizada nas embalagens e em tudo que possa reforçar a nossa história. Nossa marca também se perpetuará por meio de nossos produtos licenciados.

Como parte de um dos negócios mais competitivos do mundo, agora também vamos aproveitar ao máximo a marca Lenovo. Em outubro passado, a Lenovo foi reconhecida como uma das 100 principais marcas globais pela Interbrand. Somos uma das poucas empresas de tecnologia que oferecem às pessoas uma experiência completa de PC + tablet + Smartphone, e entendemos isso como uma ótima vantagem competitiva.

A marca corporativa Lenovo estará sempre ao lado das marcas Vibe e Moto, estabelecendo assim a ligação entre todos os nossos produtos comerciais e de consumo de maneira mais abrangente.

Sabemos o quanto o legado da Motorola é importante para todos nós, designers, engenheiros, funcionários, parceiros, e, principalmente, para todos os consumidores, que nos acompanham há tanto anos. E, agora, como parte da Lenovo, pretendemos que essa história se perpetue.


Comentários